Dicas para Turistas de Primeira Viagem.


Quando você acaba de descer do avião em sua primeira viagem turística, (especialmente nas internacionais), há muitas coisas que você não sabe sobre o lugar onde acabou de desembarcar. Esse desconhecimento pode ser problemático e  até mesmo  perigoso, pois cometer gafes culturais pode colocá-lo em situações delicadas. É preciso ter a mente aberta e disposição para novas experiências.

Para tornar a sua viagem melhor, mais interessante e sem problemas aqui está uma lista de  dicas de viagem:

1 - Não espere que as coisas sejam como são em sua casa, cidade, estado ou país.

2 - Viaje com os "OlhOs bem abertos". (Não é à toa que o ditado diz que "o seguro morreu de velho".)

3 - Esteja sempre disposto a aprender coisas novas.

4 - Não faça comentários julgando tudo o que você vê ou ouve. É melhor perguntar ou se informar de forma delicada sobre o assunto ou fato.

5 - Aprenda o básico do idioma local. Use o que aprendeu com bastante freqüência. É uma boa maneira de mostrar respeito, quebrar barreiras e iniciar conversas.

6 - Boas maneiras são bem aceitas em qualquer lugar. Aprenda palavras como "por favor", "desculpe-me" e "obrigado", e use-as sempre que for recomendado.

7 - Nunca grite com as pessoas. Na maioria, elas não são surdas. Pode ser que simplesmente não estejam entendendo o que você diz.

8 - Nunca se queixe de que as pessoas do país que você está visitando não falam a sua língua ou mesmo o inglês. Lembre-se de onde você está.

9 - Em geral, barganhar, pechinchar, negociar é quase sempre uma parte esperada em qualquer compra.

10 - Por outro lado, não exagere ao barganhar. Alguns centavos podem não ser nada para você, mas podem significar o valor de uma refeição para a pessoa com quem você está negociando.

11 - Respeite os costumes locais. Eles podem ser muito diferentes da sua forma de agir, mas lembre-se que você é o visitante.

12 - Ir a Festa sim. Divertir-se, sim, mas sempre evite os extremos, porque isso pode parecer que você desrespeita os residentes locais e deprecia aqueles que o estão acolhendo. Além do mais, em alguns lugares você pode se meter em grandes confusões se não respeitar os limites.

13 - Procure deixar uma boa impressão dos hábitos e da cultura de seu país nos países que você está visitando.

14 - Fuja dos roteiros e pontos turísticos convencionais e aproveite a viagem. Basta se dar um pouco de liberdade e abrir os olhos para as novidades e o desconhecido.

15 - Viaje fazendo o que você gosta e segundo os seus interesses. Na maioria das vezes a opinião dos outros pode ser uma grande "furada".

16 - Comece a viajar enquanto você é jovem.

17 - Não ouça os pessimistas e "ladrões de sonhos" dizendo que você não pode realizar seus desejos e deve se conformar.

18 - Experimente as comidas de rua. Ela é parte essencial dos hábitos e prazeres locais. Sem experimentar você nunca vai saber realmente como é viver naquele lugar. (É claro que você não deve desrespeitar o bom-senso e ignorar os princípios mínimos de higiene.)

19 - Prove os principais pratos da culinária local.

20 - É normal sentir algum desconforto e constrangimento, não se incomode com isso. A vivência dessas sensações te ajudará a crescer.

21 - Seja flexível, é a melhor maneira de se adaptar a um novo ambiente.

22 - Peça ajuda quando você precisar, mesmo que seja com gestos ou mímica.

23 - Carregue com você cartões com frases importantes escritas na língua local. Isso pode ser uma ajuda muito útil na hora de se comunicar.

24 - Não tenha medo de dizer "não", mas faça isso com respeito.

25 - Converse com os habitantes locais. Seja amigável. É bem possível que você aprenda coisas muito interessantes, acrescentando um valor adicional à sua viagem.

26 - Faça o máximo de coisas que os habitantes locais fazem: coma como eles, use o mesmo transporte, freqüente os mesmos lugares. Será quase como se você vivesse lá e isso aumenta suas habilidades para encarar a vida e o mundo.

27 - Sorria, sorria e sorria, mostre-se simpático. Agindo assim você terá muito mais chances de encontrar novos amigos durante sua viagem.

28 - Encontre-se e conviva com outros viajantes. Isso vai te dar a sensação de estar sempre entre amigos e ainda você pode descobrir boas dicas e sugestões.

29 - Desfrute da cultura local: participe de festas e festivais fazendo-o da forma como os habitantes fazem, da maneira tradicional.

30 - Aprenda sobre outras religiões. Você não precisa se convencer ou se converter, nem passar a acreditar em algo que não acreditava, mas vai entender um pouco mais aquele país, aquelas pessoas. Além disso, pode ser que obtenha alguma nova luz para suas próprias crenças.

31 - Se vai a algum lugar que desconhece, saiba muito bem como voltar. Não fique dependente de tecnologias de localização, como GPS, mapas de celular e tablets. Se eles falharem, (e falham!) você vai acabar perdido, o que não é uma situação agradável, para dizer o mínimo.

32 - É bem melhor viajar a poucos lugares, ficando períodos mais longos, do que ir a muitos lugares e permanecer pouco tempo em cada um.

33 - De maneira semelhante, não tenha medo de planejar poucas coisas para um dia. Às vezes a intensidade é muito melhor do que a quantidade.

34 - Ter um seguro de viagem pode parecer caro e dispensável, mas não é. Pense em tudo o que pode dar errado e verá que você pode acabar gastando muito, muito dinheiro se não tiver um.

35 - Se você for roubado ou algum contratempo acontecer, não estrague o restante de sua viagem por isso. Tão logo você estiver seguro e bem, procure continuar a divertir-se. Não é fácil, mas é melhor e possível na maioria das vezes.

36 - É bom saber "ir ao banheiro" agachado. É quase certo que você vai precisar.



E aí? Gostou ou tem alguma sugestão de dica para viajar? Gostaríamos muito de conhecer sua opinião.

0 Comentaram:

Hotéis.


Algumas curiosidades sobre Hotéis:

Sabe com se escreve hotel em Italiano, Checo, Alemão, Inglês, Espanhol e Francês? Exatamente como aqui!
Hotel é uma palavra de origem francesa usada ancestralmente para designar os palácios urbanos. Hoje, como sabemos, são estabelecimentos comerciais especializados em fornecer hospedagem temporária para viajantes.
Normalmente são classificados de uma a cinco estrelas, de acordo com o conforto, luxo e serviços oferecidos, mas existem alguns poucos de 6 ou 7 estrelas.
Atualmente O Burj Al Arab, em Dubai, é um dos poucos que recebem 7 estrelas e é detentor do título de hotel mais luxuoso do mundo.
Cesar Ritz é considerado o criador do moderno conceito de hotelaria. Depois de trabalhar anos no ramo, assumiu posição de liderança e implementou melhorias que hoje são comuns, como a figura do sommelier, os banheiros nas unidades de acomodação e mudanças administrativas revolucionárias, que recuperam muitos dos decadentes hotéis europeus.

Pacote de Turismo ou de Viagem.


Um pacote de turismo ou de viagens consiste em um conjunto de serviços de transporte e hospedagem anunciados e vendidos em conjunto por uma agência ou operador de viagens. É comum que outros serviços sejam oferecidos ou fornecidos junto com o pacote, tais como, traslado, city tour, locação de automóvel, atividades e passeios. Muitas vezes, o transporte até o destino, nacional ou estrangeiro, pode ser efetuado através de vôos charter ou fretados, fato este que permite uma substancial economia de custos e o barateamento do pacote como um todo.

Pousadas, no Brasil e em Portugal.


Enquanto no Brasil o termo Pousada é, quase invariavelmente, associado a um estabelecimento comercial, similar a um hotel, mas, pequeno, barato, modesto em suas instalações e, em geral, administrado de maneira familiar, em Portugal o conceito é bem diferente. Lá a expressão Pousada refere-se a uma rede de estabelecimentos hoteleiros de alta qualidade e conforto. Conhecidas como "Pousadas de Portugal", ou simplesmente Pousadas, muitas delas situadas em edifícios históricos ou monumentos nacionais. A rede conta atualmente com quarenta e três unidades e, embora seja administrada por um grupo privado, sua propriedade é na maior parte do Governo Português.

Ecoturismo e Turismo Sustentável.


Segundo a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas. Ainda Segundo a Embratur, existem noventa e seis possíveis pólos para ecoturismo espalhados nas cinco regiões brasileiras. Estes locais, graças à riqueza de ecossistemas e biodiversidade, tornam nosso país em um privilegiado para o desenvolvimento deste tipo de turismo. Um adepto da modalidade, além de apreciar a natureza, pode também praticar os chamados eco-esportes que sejam compatíveis com cada localidade.

Cruzeiros Marítimos.


É possível que muitas pessoas imaginem que a palavra cruzeiro que compõem a expressão cruzeiro marítimo, tenha alguma conotação religiosa, dado à similaridade com cruz, mas a origem, apesar de próxima, diz respeito a cruzar. Isto é, um cruzeiro é uma medida de extensão náutica que demarca um trajeto pelo qual os navios cruzam os mares e oceanos.
Os Cruzeiros são viagens de lazer em barcos ou navios de luxo. Via de regra percorrem rotas marítimas agradáveis e muito procuradas e de muito interesse para viajantes e turistas em férias. As embarcações oferecem muito conforto, luxo e freqüentes atrativos, como festas temáticas, que ocorrem quase diariamente. Destaca-se também a alimentação excelente, cujo cardápio abrangente e sofisticado, é multinacional e tem grande variedade.
 

br Viagem: Direitos Autorais e Isenção de Responsabilidade


Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste sitio e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido. Copyright © 2008-2013 de "Conteúdos que Agradam - Fazendo sites para o Usuário". A marca “Viagem para..." é registrada. Todo o material apresentado aqui tem por origem a pesquisa e prospecção na literatura especializada em turismo, guias de viagem e de hotéis, e sítios da internet especializados em serviços turísticos e agências de passagens.

Privacidade.

Conheça a Política de Privacidade do "(br)VIAGEM para" (Turismo)
Tecnologia do Blogger.